terça-feira, abril 28, 2009

As Lendas de Barão

Barão Geraldo é um lugar conhecido pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e pelas suas lendas; as famosas lendas de Barão.

Uma das lendas de Barão é o João, ou, para os mais íntimos: "João Bobão". O João sofre de alguma doença próxima do autismo e por isso apresenta um comportamento incomum.

O João já protagonizou inúmeras histórias. Já roubou um carro, saiu em alta velocidade e bateu num outro carro ocasionando a fratura de algumas costelas do motorista atingido; já roubou bicicletas; já invadiu casas; já invadiu casas de madrugada para jogar computador; já mostrou as vergonhas em plena luz do dia; já apanhou; já perseguiu mulheres no ponto de ônibus; já foi atropelado; já foi atropelado de novo... A lista é grande. Tudo isso pode parecer muito engraçado, mas na verdade é tragicômico, mais para trágico do que cômico. A mãe dele deve acordar todos os dias com o coração apertado.

Uma vez o João arrombou o portão da minha casa com um cabo de vassoura. Eu estava em casa com meu irmão. Quando ele interrompeu o jantar com a naturalidade de quem já está acostumado com tamanhas extravagâncias para me dar a notícia, eu não acreditei de imediato. Só me convenci que aquilo estava acontecendo de fato quando vi o João entrando pela garagem. Não sei o que aconteceu comigo no momento, era uma sensação estranha, a qual eu possivelmente nunca experimentara antes; só sei que eu fui tomado por uma fúria incontrolável e desci as escadas em dois saltos, passei pela sala no pique e saí para a garagem com as mãos erguidas disposto a cravar as unhas no pescoço do João. Assim que ele me viu, abandonou o cabo de vassoura e debandou correndo o mais rápido que pôde. Eu cheguei a perseguí-lo, mas não consegui alcançá-lo. Pensando bem, até foi bom que isso tenha acontecido porque eu sinto que o esmurraria inconseqüentemente caso o pegasse.

Voltando para casa eu estava com tanta raiva que chutei um poste e a luz dele se apagou.

Nenhum comentário: