sexta-feira, dezembro 31, 2004

E os ensinamentos de Maquiavél ficam para a posteridade


Mais algumas considerações sobre o que todos já estão cansados de saber...

A demagogia e a promessa andam juntas no processo eleitoral. Uma complementa a outra: a demagogia é usada para incitar as emoções populares no intuíto de angariar o maior número de votos possíveis. Ela está presente em todo o quadro de propostas dos mais variados partido políticos, desde os de fundo de quintal, até aos de grande repercussão nacional e o seu sustentáculo são as promessas eleitorais.
As promessas eleitorais seguem uma linha esdrúxula, facilmente notada pelos eleitores mais atentos, mas são recebidas de braços abertos pela ingenuidade de diversos eleitores, que procuram acreditar que a cada quatro anos uma nova liderança política surgirá para sanar as penúrias de sua vida.
O conteúdo das promessas políticas geralmente é impraticável. Casos como o compromisso de "transformar o sertão nordestino em mar" através de projetos faraônicos de transposição de rios, ou o ato soberbo de distribuir um milhão de liras mensais aos aposentados italianos, anunciado por Sílvio Berlusconi(hoje primeiro-ministro)em sua campanha eleitoral, confirmam essa tese. Vejo a classe política como um mero palco de atores e atrizes profissionais movidos pela sede de ascenção ao poder, e que, para tal, fazem uso das mais descabidas promessas, que, não raro, são facilmente "esquecidas" pelos candidatos uma vez eleitos.
Há quem diga até mesmo que o próprio senhor Luiz Inácio tenha prometido a criação de nada menos do que singelos dez milhões de postos de trabalho durante a sua campanha pela presidência da república. O tempo passou e dois anos após empossado, Lula nega ter feito tal promessa, talvez por uma crise de amnésia, ou, o que é mais provável, pela impossibilidade de execução de tal empreitada. Para desalento daqueles que abraçaram cegamente suas profecias.
Como uma vez disse Nicolau Maquiavél: "os fins justificam os meios". A classe política parece ter aprendido bem a lição. Com o meio de conquistar o poder, usam a mentira como fim.

Nenhum comentário: