sábado, fevereiro 07, 2004

Desenvolvimento, Futuro e ONG's.

É comum se deparar com a expressão "desenvolvimento sustentável" nos meios de comunicação, mas, afinal, oquê vem a ser isso? Desenvolvimento Sustentável é um projeto de planificação sócio-econômico aplicado à médio e longo prazo, que procura aprimorar a qualidade de vida de uma região sem comprometer a integridade do meio ambiente e dos habitantes em questão. Eu arrisco dizer que certos países hoje desenvolvidos, como a Finlândia, por exemplo, aplicaram políticas de desenvolvimento sustentável ao decorrer de sua existência, afinal, você já ouviu falar de alguma colônia finlandesa?
Entretanto, existe um "porém" nesse debate. Deve-se ressaltar que o capitalismo dá o ar de sua falsa graça para poucos em detrimento de uma imensa corja de desvalidos. Não é de se admirar que o chamado 1º mundo corresponda a apenas 15% da população mundial e, desses 85% restantes, uma pequena parcela goza uma vida confortável. Como grande parte da população poderá acatar ao desenvolvimento sustentável, isto é, realizando reciclagem de materias, controlando a natalidade e instruindo seus descendentes para um caminho promissor, se seus estômagos clamam por um mísero pedaço de pão? "O homem na Lua e fome na Terra". Isso demonstra a morosidade dos governos dos países periféricos, que se torna ainda mais intensa se considerarmos a influência neo-colonialista dos países centrais.
Estes países chegararam a tal nível de desenvolvimento que torna-se plausível a gerência de suas políticas de desenvolvimento de forma autônoma, tornando desnecessária a exploração de terceiros. Mas não é isso que acontece, ao contrário, o time do G-7 está ganhando a partida de xadrez nesse tabuleiro chamado Planeta Terra e prefere manter seus sucursais submissos eternamente para que estes não venham a virar o tabuleiro. Por mais ridículo que seja, esse raciocíio de que a Terra engloba uma grande competição entre as nações, parece tilintar na cabeça de diversos tecnocratas que ajustam as engrenagens do sistema mundial. O egoísmo inato à espécie humana ainda pulsa fortemente.
A Globalização, por mais nociva que seja, trousse consigo o interessante fenômeno das ONG's (Organizações Não Governamentais). O próprio nome já diz tudo. As pessoas estão cansadas de creditar suas esperanças à políticos marqueteiros que fazem o mesmo que as propagandas de sabao-em-pó, inovam no palavreado mas o produto é sempre o mesmo: ineficácia, frustração e corrupção generalizada. O Estado se mostra como um mero gabinete de negociatas do Cassino Global chamado mercado finaceiro. A sociedade, através das ONG's, está percebendo que pode realizar muito mais do que imaginava, oque acaba tornando-a menos dependente do governo.
Mais do que nunca, essa política vêm conquistando adeptos por todo o planeta. As gerações atuais estão fartas do arcaico discursso do desenvolvimento acelerado e criação de milhões de postos de trabalho. Esse método é apenas lábia para arrecadar votos. Eu acredito que um futuro promissor está nas mãos das ONG's. Afilie-se a uma.

Nenhum comentário: